Quem somos?

O Arquivo León Trotsky é uma iniciativa da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-CI), a serviço de que as novas gerações conheçam, assimilem e utilizem de forma cotidiana as lições do passado.

Uma boa parte dessas lições estão armazenadas em arquivos das organizações revolucionárias. Trata-se de materiais de congressos, aportes teóricos e suas polêmicas, periódicos e revistas. Estes materiais estão guardados em arquivos fechados, muitos deles esquecidos ou desvalorizados. O Objetivo do Arquivo León Trotsky é torná-los públicos, em um primeiro momento os de nossa corrente morenista.

Nossos inícios foram bastante humildes. Após várias viagens coletando materiais, começamos a funcionar em maio de 2009 com apenas 367 documentos em nossa página web. A partir de então, fomos crescendo. Hoje, há oito anos de nosso lançamento, colocamos à disposição dos militantes revolucionários e pesquisadores de todo o mundo, mais de 27.000 documentos digitalizados, entre materiais de congressos internacionais e nacionais, cartas, publicações, cursos de formação marxista, fotos, áudios e vídeos, muitos dos quais nunca foram divulgados. Temos outros milhares, esperando ser introduzidos na base de dados.

Este trabalho de organização e digitalização dos documentos é árduo, significa um grande esforço em recursos humanos e financeiros. É uma ferramenta em constante evolução e ampliação, que necessita do apoio de mais pessoas. Este apoio pode ser efetuado de duas maneiras: contribuir com documentos que possivelmente estão guardados em arquivos pessoais ou coletivos e que podem enriquecer o acervo já existente e o apoio financeiro para financiar viagens, equipamentos e profissionais para o trabalho de restauração, digitalização, catalogação e indexação de documentos. Por esta razão, sempre realizamos campanhas de colaborações financeiras. Os recursos arrecadados são investidos na melhoria constante do arquivo, tanto em qualidade quanto em quantidade.

Sua assinatura é uma forma de patrocinar este projeto, para dar-lhe continuidade e amplitude. Vários documentos disponíveis na base dados atualmente é de livre acesso. No entanto, para continuarmos disponibilizando o conjunto de documentos internos tais como os congressos e conferências, internacionais e nacionais, será necessário contarmos com sua colaboração. Para tanto, vá ao menu principal, em “Assinaturas”, preencha o formulário e nos avise sobre sua adesão para que possamos lhe enviar seu código de acesso.

Sejam bem vindos e bem vindas ao Arquivo León Trotsky!