Quem somos?

O Arquivo León Trotsky é uma iniciativa da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI), com o objetivo de reunir, organizar e tornar público, via web, um rico acervo composto por aportes teóricos, polêmicas, documentos de congressos internacionais e nacionais, publicações periódicas, cursos de formação marxista, fotos, áudios e vídeos que retratam a atuação socialista revolucionária.

Nosso início foi bastante humilde e ao mesmo tempo ousado! De um lado pretendíamos divulgar, documentos produzidos pela Corrente Morenista, de outro, ser o "Arquivo da Revolução". Isto pressupõe nos dedicarmos também a outras coleções, ou seja, documentos produzidos por outras correntes!

Após várias viagens coletando materiais, começamos a funcionar em maio de 2009 com apenas 367 documentos em nossa página. Hoje, há dez anos de nosso lançamento, colocamos à disposição dos militantes revolucionários e pesquisadores de todo o mundo, mais de 25.000 documentos digitalizados e temos outros milhares, esperando para serem introduzidos na base de dados.

Este trabalho de organização e digitalização dos documentos é árduo e moroso, significa um grande esforço em recursos humanos e financeiros. É uma ferramenta em constante evolução e ampliação, que necessita do apoio de mais pessoas.

Este apoio pode ser efetuado de duas maneiras: contribuindo com documentos que possivelmente estão guardados em arquivos pessoais ou coletivos e que podem enriquecer o acervo já existente e apoiando financeiro para financiar viagens, equipamentos e profissionais para o trabalho técnico (seleção, classificação, restauração, digitalização, catalogação e indexação de documentos).

Vários documentos disponíveis na base dados são de livre acesso. No entanto, para continuarmos disponibilizando o conjunto de documentos, será necessário contarmos com sua participação.

Por esta razão, sempre realizamos campanhas financeiras com o objetivo de ampliarmos o número de assinantes, cujos recursos arrecadados são investidos na melhoria constante do arquivo, tanto em qualidade quanto em quantidade.

Sua assinatura é uma forma de patrocinar este projeto, para dar-lhe continuidade e amplitude. Para tanto, vá à área de usuário/a e cadastre uma opção de pagamento, preencha o formulário e nos avise sobre sua adesão para que possamos lhe enviar seu código de acesso.

Sejam bem vindos e bem vindas ao Arquivo León Trotsky!

Equipe do Arquivo León Trotsky

São Paulo, 26 de julho de 2019.